segunda-feira, junho 22

As novidades da União da Ilha para evitar o efeito ioiô

Mais difícil do que chegar ao topo é manter-se lá. O ditado tem se confirmado no carnaval carioca como uma espécie de maldição: nos últimos quatro anos, a escola que subiu do Grupo A para o Especial caiu novamente para a segunda divisão do samba no ano seguinte. É o chamado "efeito ioiô", desafio a ser superado em 2010 pela União da Ilha. No mundo do samba, diz-se que a escoal recém-chegada à elite precisa fazer um desfile muito superior ao das concorrentes para não ficar com as notas mais baixas.

Para manter-se na elite após oito anos no Grupo A, a Ilha já está se movimentando, a oito meses do carnaval. Na semana passada, foi anunciado o enredo a ser desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães, contratada em maio. A União da Ilha vai contar na Sapucaí a história e a cultura da Espanha, tendo como fio condutor o lendário personagem Dom Quixote.

Outra novidade recentemente anunciada foi a troca da port-bandeira. A escolhida para carregar o pavilhão da escola em 2010 é Simone Pereira (na foto cheia de estilo de Luiz Morier). Aos 32 anos, ela já tem currículo de veterana: começou a desfilar em 1983, ainda criança, na escola mirim da Viradouro, de sua cidade natal Niterói. Ano passado, defendeu a São Clemente, e agora veio para a Ilha.

- Fui recebida com muito amor, e espero retribuir isso. Estou respirando União da Ilha: passo horas na internet pesquisando sobre a escola, baixei vários sambas antigos, que fico ouvindo no carro e em todos os lugares aonde vou - diz ela.

A reportagem de capa do Caderno Ilha deste domingo (assinantes podem ler a íntegra aqui) traz estas e outras novidades da preparação da União da Ilha. Entre elas, a estreia da agremiação na Cidade do Samba, que concentra os barracões das escolas do Grupo Especial.

A festa, com presença da bateria da escola, acontece no próximo sábado, dia 27, a partir das 16h, e terá entrada gratuita. No vídeo abaixo, o novo casal de mestre-sala e porta-bandeira, acompanhado do intérprete Ito Melodia, canta o samba com o qual a Ilha venceu o Grupo A em 2009.

Título

Descricao



0 comments:

BigDica Baner
ª