Google
[mostrar a localidade num mapa interactivo] Firmensitz: 37º 25′ 20″ N, 122º 05′ 04″ W
A edição desta página por usuários não-cadastrados está desabilitada devido a vandalismos recentes.
Se não puder editar esta página, discuta sobre o seu conteúdo na página de discussão ou faça login.
Google Inc.
Tipo Privada, Sociedade Anônima (NASDAQ: GOOG)
Fundador
Fundada em 27 de setembro de 1998
Encerrada em
Sede Mountain View, Santa Clara, Califórnia, EUA
Locais
Principais pessoas Eric E. Schmidt, CEO/Director
Sergey Brin, Presidente de Tecnologia
Larry E. Page, Presidente de Produtos
Slogan
Cotada em {{{cotação}}}
Accionistas {{{accionistas}}}
Indústria Internet
Produtos Lista de ferramentas e serviços do Google
Lucro
EBIT
Rendimento líquido 3 077 446 USD[1] (2006)
Faturamento {{{faturamento}}}
Nº empregados 10.674[2]
Página oficial www.google.com
Google Inc. (NASDAQ: GOOG) é o nome da empresa que criou e mantém o maior site de busca da internet, o Google Search. O serviço foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples.
Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível, sem distrações.
Índice
[esconder]
* 1 A escolha do nome
* 2 Alguns recursos do buscador Google
o 2.1 Dicas para uso do buscador Google
+ 2.1.1 Cálculos
+ 2.1.2 Conversões
* 3 Operadores Avançados
* 4 Busca por sistema operacional
* 5 A resposta para a pergunta fundamental da vida, o universo e tudo mais
* 6 Curiosidades
* 7 Atuais serviços do Google
* 8 Outros serviços
* 9 Referências e notas
* 10 Ligações externas
A escolha do nome
O nome Google foi escolhido por causa da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web.
A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso, o matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por "googol". Mais tarde, Kasner definiu um número ainda maior: o googolplex.
Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.
Veja os derivados do nome googol:
* Googolplex: é o nome do conjunto de construções de trabalho e moradia do Google, em Mountain View (Googleplex) - Califórnia. Este termo também vem da matemática e é algo como 10^{10^{100}}, que seria 10 elevado a (10 elevado a 100) ou 10 elevado a googol.
* Googolduplex: como quando alguém se refere a um dos complexos de moradia do Google; Este termo, voltando à matemática, se refere a 10^{10^{10^{100}}}, ou 10 elevado a (10 elevado a (10 elevado 100)), ou mesmo 10 elevado a googolplex.
Alguns recursos do buscador Google
A quantidade de informações na Internet é tão grande e diversificada que é praticamente impossível encontrar tudo o que se precisa sem o uso de um mecanismo de busca. Existem ferramentas de busca muito boas na Internet, como o Altavista, o AlltheWeb, o Yahoo e o MSN. No entanto, nenhum desses sites consegue ter a amplitude do Google. Existem boas razões para isso.
O Google atualiza sua base de informações diariamente. Existe o crawler Googlebot, um "robô" do Google que busca por informações novas em tudo o que for site. Isso é realmente interessante porque cerca de aproximadamente 4 dias depois de uma matéria ser publicada em um site já é possível encontrá-la no Google. Outros mecanismos de busca também possuem crawlers, mas eles não são tão eficientes em termos de atualização e de classificação de informações.
Outra razão para o sucesso do Google é o sistema PageRank. Trata-se de um algoritmo desenvolvido pelos próprios fundadores do Google - Larry Page e Sergey Brin - na Universidade de Stanford, que atribui uma pontuação (um PageRank) a páginas web, de acordo com a quantidade e a qualidade das ligações (externos ou internos) que apontem para ela; o PageRank é um dos factores de maior peso na definição do ordenamento das páginas apresentadas pela Google. Em outras palavras, quanto mais ligações existirem apontando para uma página, maior é seu grau de importância no Google. Como conseqüência, essa página tem maior probabilidade de obter um bom posicionamento nas buscas, pois o PageRank indica que a comunidade da Web (por meio de ligações) elegeu aquela página como de maior relevância o assunto pesquisado. Além disso, o Google analisa os assuntos mais pesquisados e verifica quais sites tratam aquele tema de maneira significativa. Para isso, ele checa a quantidade de vezes que o termo pesquisado aparece na página, por exemplo.
* Google disponibiliza ainda um recurso extremamente útil: o de "Em cache". O Google armazena quase todas as páginas rastreadas pelo Googlebot e permite que esse conteúdo seja acessado mesmo quando o site original não está no ar. Por exemplo, suponha que você fez uma pesquisa e ao clicar em uma ligação que aparece na página de resultados você constatou que aquela página não existe mais. Se você clicar em "Em cache", uma ligação que fica junto a cada item disponibilizado na página de resultados, você acessará uma cópia daquela página que está armazenada no Google.
Outros dois factores importantes são a simplicidade e clareza. A combinação desses itens foi trabalhada desde a concepção do Google. Devido a isso, é possível acessar um site leve, sem poluição visual e cujas opções são facilmente localizáveis. o Google é capaz de realizar buscas em mais de 300 tipos de arquivos.
* O Google oferece, além de seu tradicional mecanismo de busca, vários outros serviços, como o Google News, o Orkut, o Froogle, o Gmail, o Google Talk, o Google Earth, entre outros.
* Para saber de algumas novidades que estão para vir ou para saber quais os principais projectos em que o Google trabalha atualmente, basta visitar o Google Labs.
Dicas para uso do buscador Google
Quem sabe aproveitar todas as opções do Google certamente encontrará o que deseja, por mais complexo ou por mais desconhecido que o assunto seja. Se os recursos certos forem usados, as chances de encontrar algo que seja interessante à pesquisa aumentam consideravelmente.
Cálculos
Fazer cálculos no Google é simples. Digite, por exemplo, 2 + 2, 18 * 3, 14 / 8 ou 4 − 3 e veja o que acontece. O Google consegue realizar desde operações básicas até as mais complexas. Basta digitar o tipo de cálculo desejado. Veja a lista:
* 5 ^ 3 —> faz 5 elevado a 3 (53)
* sin(45 degrees) —> faz o seno de 45 ł
* tan(45 degrees) —> faz a tangente de 45 ł
* cos(45 degrees) —> faz o cosseno de 45 ł
* sqrt (90) —> faz a raiz quadrada de 90
* ln (13) —> faz o logaritmo base e de 13
* log (1,000) —> faz o logaritmo base 10
* 50! —> faz o fatorial de 50
* 4th root of 64 —> faz o cálculo da quarta raiz de 64 łł
ł O degrees não é obrigatório. Digite-o somente quando desejar o valor em graus. Sem o degrees, o valor é fornecido em radianos.
łł Para 1, deve-se usar st em vez de th. O mesmo vale para 2, onde deve-se nd e 3, onde deve-se usar rd. Para 4 e os demais números, deve-se usar th.
Você não precisa usar cada operação por vez. É possível criar uma equação. Por exemplo, (14 + 554) * ln(13) / tan(90) + 1. O Google dará como resultado − 729.197942.
Conversões
É possível fazer conversões no Google.
Veja a lista de conversões:
* 50 miles in km
o Faz 50 milhas em quilômetros
* 10 kg in lb
o Faz 10 quilos em libras
* 30 cm in ft
o Faz 30 centímetros em pés
* VI in arabic numerals
o Transforma VI em número arábico (o que utilizamos hoje em dia)
* 2004 in roman numerals
o Transforma 2004 em números romanos
* 9 hours in minutes
o Transforma 9 horas em minutos
* 365 days in hours
o Transforma 365 dias em horas
Em todos os casos, é possível que você faça as operações de modo contrário. E há outras conversões. Basta saber os nomes das medidas em inglês e experimentar no Google. No lugar dos valores, você pode usar equações. Por exemplo, 10/5+459 in roman numerals. O Google mostrará CDLXI. Outra maneira de fazer este tipo de conversão é escrevendo em formato de pergunta a medida desejada, em inglês, como nos exemplos abaixo:
* How many cm are in 40 km?
o Quantos centímetros há em 40 km?
* How many miles are in 9041 cm?
o Quantas milhas há em 9041 centímetros?
* How many hours are in 8 days?
o Quantas horas há em 8 dias?
Operadores Avançados
Algumas dicas que servem para a maiora dos buscadores, incluindo o Google, é usar apenas palavras chaves na sua busca, em vez de buscar, por exemplo, Golpe do Estado busque por Golpe Estado. O Google e alguns poucos outros tem uma melhor vantagem, ele faz um filtro de busca, retirando informações pequenas, como de, da/do, com, dessa forma não é totalmente necessário fazer o filtro manualmente, porém a pesquisa pode se tornar um pouco mais rápida.
Função Exemplo Descrição
Pesquisa Exata "Google Search" Procura pela ocorrência EXATA (com as palavras agrupadas) de Google Search.
Filtrar Resultado Google -Search Filtra o resultado removendo todos os que possuem Search como resultado.
Busca Alternativa Google ( Search OR Groups ) ao invés de OR.
Curingas "Google * tem ótimas opções" Troca o asterisco por uma palavra ou frase desconhecida.
Procurar num Site Google site:pt.wikipedia.org Procura pela palavra Google no site pt.wikipedia.org.
Buscar por tipo de arquivo Google filetype:PDF Procura a palavra Google em arquivos com extensão PDF.
Combinar Informações filetype:PDF site:pt.wikipedia.org Procura por arquivos de extensão PDF no site da pt.wikipedia.org.
Buscando pelo URL inurl:wikipedia Procura wikipedia no URL do site.
Buscando pelo Texto intext:wikipedia Procura pelo texto wikipedia no conteúdo do site, você pode simplificar este uso digitando somente wikipedia.
Buscando Conceitos define:Wikipépia Define a palavra Wikipédia.
Palavras Chaves keyword:wikipedia Procura na METATAG do site por Wikipédia isto algumas vezes podem ser mais funcional.
Cache Cache:www.google.com Vê a página www.google.com em cache.
Titulo intitle:google wikipedia Procura páginas que tenham google e/ou wikipedia no título da página.
Busca por sistema operacional
O Google tem páginas para sistemas operacionais. Assim, se você é usuário de Linux ou Mac, por exemplo, poderá buscar assuntos específicos para esses sistemas. Veja lista de páginas:
* Google para Palm
* Google para Linux
* Google para Mac
* Google para Windows
* Google para FreeBSD
Ainda existe o Google específico para o governo dos Estados Unidos, batizado Uncle Sam:
* Google para Americanos
A resposta para a pergunta fundamental da vida, o universo e tudo mais
O Google também é capaz de encontrar a resposta para a pergunta que assola a humanidade desde que os homens perceberam que descer das árvores não havia sido uma boa idéia (assim como relógios de pulso). Basta que se pesquise pelo seguinte verbete:
A resposta para a vida, o universo e tudo mais (Tradução de The answer to life, the universe and everything)
Você irá encontrar a clássica resposta da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.
Curiosidades
* A empresa Nielsen//NetRatings que mede a audiência de sites em 11 países divulgou no ano de 2005 uma relação de usuários de sistemas de buscas. O Google se encontra em primeiro lugar com 153 milhões no mês de agosto, contra 150,6 milhões do MSN e 146,5 milhões do Yahoo!.
* Atualmente o Google é o terceiro site mais acessado do mundo e o quarto no Brasil, ficando somente atrás dos portais UOL, IG e Terra.[carece de fontes?]
* A 11ª edição do dicionário em inglês Merriam-Webster's Collegiate Dictionary passou a classificar a palavra "google" como um verbo transitivo cujo passado é "googled"[3]. Segundo a definição, Google significa "usar a ferramenta de buscas Google para obter informações na world wide web".
* Nos EUA o Google é responsável por 64% das buscas na Internet.[carece de fontes?]
* O sucesso do buscador tornou as ações da empresa uma das mais valorizadas e rentáveis nas bolsas norte-americanas, em alta contínua desde sua disponibilização ao público investidor. No segundo semestre de 2007, as ações ordinárias da Google estavam cotadas a US$650 cada.
* Existe um site chamado Pretog (antigo Google Preto) que é uma versão paralela ao site de buscas Google search, com um fundo preto e que usa o mesmo motor de busca do Google, mas não tem relação com o Google Inc.. Segundo o site, o objetivo é "reduzir a tensão e os males causados aos olhos, em função do excesso de luminosidade projetada pelos sites de fundo branco e reduzir o consumo de energia necessária para fazer as suas pesquisas"[4].
* O domínio www.google.com foi registrado um ano antes da fundação da empresa, mais exatamente no dia 15 de setembro de 1997, por uma empresa especializada em registro de marcas, a Mark Monitor Inc..
Atuais serviços do Google
* Google Search
* Google docs
* Google Igoogle
* Google Imagens
* Google Groups
* Google News
* Google Code Search
* Google Diretório
* Google Local
* Google Video
* Google Print
* Google Suggest
* Google Catalogs
* Google Blog Search
* Google U.S. Government
* Google Linux Search
* Google BSD Search
* Google MAC Search
* Google Microsoft Search
* Google Katrina Search
* Google Answers
* Google Ride Finder
* Froogle
Outros serviços
Wikinews
O Wikinews tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Categoria:Google
* Google Maps
* Google AdSense
* Google Adwords
* Google Groups
* Google News
* Google Earth
o Google Moon
o Google Mars
* Google Talk
* Google Web Accelerator
* Google Toolbar
* Google Secure Access
* Google Compute
* Google Desktop
* Google Base
* Google Labs
* Google Notebook
* Google Agenda
* Google Sketchup
* Google Academic
* Google Spreadsheets
* Google Docs
* Google Mail
* Google Reader
* Google Page Creator
* Google Pack
* Orkut
* YouTube
* Lista de ferramentas e serviços do Google
quinta-feira, março 13
By bigdica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comments:
Postar um comentário